Brasileiros no exterior se mobilizam neste domingo em apoio a protestos em SP

Brasileiros no exterior se mobilizam neste domingo em apoio a protestos em SP

Os protestos registrados esta semana, em São Paulo, contra o aumento da tarifa de ônibus, chamaram a atenção não só do Brasil inteiro, mas de quem vive no exterior. Os confrontos entre manifestantes e a Polícia Militar, que na última quinta-feira atingiram o grau mais violento de toda a série de ações, despertaram manifestações de apoio de pessoas que moram em outros países e que se uniram para uma grande mobilização agendada para este domingo.

A iniciativa ganhou força após as cenas da ação violenta da Polícia Militar serem divulgadas pela imprensa internacional. Pessoas ficaram feridas, estações de metrô foram destruídas, ruas da capital paulista ganharam ares de guerra. Dezenas de manifestações passaram a ser organizadas pelo Facebook em pelo menos 27 cidades da Europa, Estados Unidos, América Latina, Japão e Austrália.

Confronto em São Paulo

A organização dos atos é comandada por brasileiros que moram fora e muitos já têm a confirmação online de milhares de pessoas. Em Dublin, por exemplo, na Irlanda, há um movimento marcado para as 13 horas deste domingo. “Não podemos ficar parados enquanto o Brasil está em luta. Em apoio a todos os brasileiros, vamos sair do Facebook e fazer uma marcha aqui em Dublin”, anota o descritivo do evento.

Brasileiros reagem após protestos violentos em São Paulo: na foto, PM atira spray de pimenta em manifestantes


Andréa Cordeiro, de 32 anos, é de Santa Catarina e uma das organizadoras, a catarinense Andréa Cordeiro. Ela tem acompanhado as manifestações no Brasil e afirma: “Ficamos chocados com as ações da polícia. É uma junção de coisas: não só o aumento de uma passagem, mas todo um sistema falho”, diz ela sobre os motivos da convocação. Andréa morou em São Paulo por 22 anos e passa uma temporada em Dublin para aperfeiçoar o inglês.

Muitas das manifestações convocadas pela rede social estão ligadas ao evento chamado Democracia Não Tem Fronteiras. Há manifestações em cidades como Paris, Madrid, Londres, Lisboa, Berlim, Barcelona, Nova York, Cidade do México

Onda da Paz

Em Santos, também neste domingo, um grande ato simbólico pela paz promete mobilizar milhares de pessoas vestidas de branco. Participantes de várias faixas etárias e segmentos sociais são esperados para o evento idelizado pela Prefeitura de Santos, Associação Tai Chi Chuan da Baixada Santista e outras entidades da região. O objetivo é formar uma grande corrente humana na luta por um mundo melhor.

O evento tem início previsto para às 10 horas e contará com seis pontos de concentração espalhados desde a Ponta da Praia ao José Menino. Em cada um haverá música, dança, artes marciais, malabares, aulas de ginástica, ioga e tai chi chuan, entre outras atividades. Esses pontos estarão localizados no Aquário, Fonte do Sapo, jardins em frente à Avenida Conselheiro Nébias, Praça das Bandeiras (palco central do evento), Posto 2 e Emissário Submarino. O abraço coletivo irá do Parque Roberto Mário Santini ao Aquário Municipal.

O único pedido feito pelos organizadores do evento é de que as pessoas compareçam usando roupas brancas e portando faixas em prol da paz. A iniciativa vem reunindo uma série de atividades desde abril em diversos locais, como escolas, centros esportivos, igrejas, clubes, sindicatos.

Contra a Violência ao Idoso

Na Onda pela Paz, também será celebrado o Dia Mundial contra a Violência ao Idoso. Nos primeiros cinco meses deste ano houve 27 denúncias de maus tratos contra idosos, contra 40 no mesmo período de 2012. As maiores vítimas são mulheres acima de 85 anos. Entre as violações dos direitos, além da violência física e emocional, estão abandono, negligência e abuso econômico.

Há um ano o conselho municipal criou o Programa Municipal de Enfrentamento à Violência contra o Idoso. O órgão, que presta atendimento individual e familiar, faz visita a instituições de atendimento e também busca orientar quem cuida de pessoas da terceira idade sobre várias questões., Chicago, Tóquio e Sidney. A maioria dos atos está sendo marcada para o próximo dia 18, em horários variados.

Deixe um comentário